Vamos conhecer um pouquinho mais das plantas que fazem parte da flora nativa aqui do Brasil? Pega o seu café e vem comigo!

Árvore de Pau-Brasil. Arquivo Pessoal.

Porque é importante conhecer a mata nativa?

Quem conhece, cuida. Falamos tanto sobre preservar nossas florestas, mas conhecemos elas tão pouco, não é mesmo?

É importante que o conhecimento das nossas árvores, das árvores nativas brasileiras, esteja ao alcance de todas as pessoas do país. Elas são riquezas e patrimônios brasileiros e são, portanto, responsabilidade de todos que aqui vivem.

A exploração da flora brasileira proporcionou riquezas e interiorização da ocupação no território brasileiro. Porém, a extração de madeiras ainda tem caráter predatório (inclusive das espécies em extinção – imagina uma árvore desaparecer porque a gente explorou ela até esse ponto!).

Além da perda da nossa biodiversidade, um eventual reflorestamento não funcionaria tão bem com árvores que a gente traz de outros países. Isso porque a interação entre as diversas plantas nativas e animais de um ecossistema se desenvolveu ao longo de milhões de anos. E essa afinidade não é substituída tão facilmente.

O Pau-Brasil

O Pau-Brasil é uma árvore que pode atingir 12 metros de altura, com tronco de aproximadamente 70 centímetros de diâmetro; além de possuir galhos com espinhos.

Detalhes dos espinhos no Pau-Brasil. Arquivo Pessoal.

Séculos de exploração e milhares de árvores derrubadas depois, em 1992 o Pau-Brasil entro na lista das espécies ameaçadas de extinção, onde permanece até os dias de hoje.

Detalhes da flor do Pau-Brasil. Arquivo Pessoal.

Conheça, ame, proteja!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.