Portfólio

Livro publicado em 2019, pelo Clube dos autores. Para acessá-lo, acesse o link (https://bit.ly/2JbUDMm).

Este livro trata de crônicas, revisadas, publicadas em mídia digital desde 2017, na coluna “Opinião”, com temática voltada ao meio ambiente, ciência e tecnologia. 

O objetivo desses textos é trazer ao público leigo minha percepção sobre a multiplicidade de eventos que influem e são influenciados na área ambiental, os seres vivos e fenômenos da natureza:  a beleza dos cantos dos pássaros e das baleias; o contexto histórico e impactos dos agrotóxicos nas plantas e muito mais.

Convido leitores e ouvintes a experimentar a aventura do conhecimento na vida cotidiana, abrindo inúmeras janelas do mundo ao redor.

 

O Jardim  Botânico Araribá em parceria com GAEA (Grupo de Ações e Estudos Ambientais), Federação das Reservas Particulares do Estado de SP (FREPESP) e Jataí – Capital e Conservação Consultores Associados, inicia associação inédita com BCGI (Botanic Gardens Conservation International), na execução, já em andamento, e projeto internacional de preservação de espécies nativas brasileiras.

Estas espécies estão na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), como criticamente ameaçadas de extinção. 

Projeto: Integrated Conservation of Chloroleucon tortum (CR), Cedrela fissilis  (VU), Paubrasilia echinata (EN) and Zeyheria tuberculosa (VU), in semi deciduous Atlantic Forest.

Veja mais noticias no blog abaixo.

http://sitioduascachoeiras.org.br/blog/

http://www.bgci.org/

 

O propósito deste trabalho foi caracterizar a agricultura familiar de forma a estabelecer suas relações com as diretrizes de uso do solo e com as intoxicações por agrotóxicos na atividade agrícola no município de Camanducaia, na APA Fernão Dias-MG, utilizando recursos de imagens digitais, análises estatísticas e materiais cartográficos.

A bataticultura é expressiva em Camanducaia-MG e seu cultivo ainda tradicional na região sul mineira, mas tem sofrido declínio para outras regiões e outros estados; está aliada a um sistema de produção que demanda grandes quantidades de agrotóxicos, expondo os agricultores a possibilidade de intoxicações, o que hoje configura um problema de saúde pública no Brasil e no mundo.

MATTOS, Eliana Correa Aguirre de. Análise espacial da bataticultura e sua interação com agricultura familiar, agrotóxicos e usos do solo em Camanducaia, na área de proteção ambiental da Fernão Dias, em Minas Gerais. 2011. 244 p. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP.
Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/286961

O propósito deste trabalho foi analisar a dinâmica espacial do uso e ocupação das terras na região de entorno imediato à área urbana de Jundiaí, nos anos de 1962, 1994 e 2001 e seus impactos em relação às áreas rurais e ambientalmente protegidas da Reserva Biológica da serra do Japi, tendo em vista que o município de Jundiaí localiza-se em uma região de desenvolvimento urbano e industrial privilegiado, servido por duas das principais rodovias do estado, Anhanguera (SP-330) e Bandeirantes (SP-348).

MATTOS, Eliana Correa Aguirre de. Dinâmica espaço-tempo do uso e ocupação das terra na região de entorno a área urbana de Jundiai/SP: implicações futuras na reserva biológica da serra do Japi. 2006. 176 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP.
Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/286980

Encontre na plataforma Lattes todos os artigos e publicações: http://lattes.cnpq.br/7304970322715802