Conheça aqui um pouco dos projetos que eu participo e apoio!
O GAEA é uma equipe de estudo e pesquisa, da qual faço parte, que significa Grupo de Ações e Estudos Ambientais de três unidades de conservação ambiental: o Sítio Duas Cachoeiras, A RPPN Duas Cachoeiras e o Jardim Botânico Araribá, em Amparo/SP. Elas têm como idealizador e gestor Guaraci Maria Diniz Jr., professor e agricultor Agroecológico há mais de 30 anos.
Tem um site muito legal para conhecer todas essas atividades de restauração ecológica, conservação solidária e atividades agroecológicas e educacionais:
Iniciativa do BCGI (Botanic Gardens Conservation International), do Reino Unido, que atua em parceria com o maior jardim botânico do mundo, o Royal Botanic Garden, em Londres e financiamento da Global Trees Campaign e da Franklinia Fondation Franklinia, com realização Jardim Botânico Araribá (SP).
São 4 espécies de árvores nativas brasileiras e ameaçadas de extinção: o pau-brasil (Paubrasilia echinata), o cedro rosa (Cedrela fissilis), o ipê felpudo (Zeyheria tuberculosa) e o tataré (Chloroleucon tortum).
Pra conhecer o BCGI e sua atuação nos continentes:
https://www.facebook.com/yourBGCI/
Pra entender as fases deste projeto (2019-2021):
Pra ver os resultados desse projeto!
Parte 1/2
https://www.youtube.com/watch?v=kI_IMKl_vHA
Parte 2
https://www.youtube.com/watch?v=yMuGD7JWtkY
Também tem a iniciativa do BCGI (Botanic Gardens Conservation International), com financiamento da Fondation Franklinia e realização do Jardim Botânico Araribá (SP) e da FREPESP (Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo).
Aqui já são 3 espécies de árvores nativas brasileiras, também ameaçadas de extinção e presentes da lista vermelha da IUCN (International Union for Conservation of Nature’s), que aponta os riscos de extinção das espécies, em todo o mundo. São elas: o jacarandá-da-Bahia (Dalbergia nigra), o cedro vermelho (Cedrela odorata) e nosso majestoso Jequitibá, o “Sr. Rosa” (Cariniana legalis).
Pra entender as fases deste projeto (2020-2022):
Como ele está se desenvolvendo?
Este projeto tem iniciativa e financiamento da Clonagri (Arthur Nogueira/SP), do Global Fund do BCGI (Botanic Gardens Conservation International), no Reino Unido e realização da Clonagri e do Jardim Botânico Araribá (SP).
Faz parte do programa de conservação de plantas do Jardim Botânico Araribá- JBA e está inserido no seu projeto de estruturação do Orquidário ¨Paulino Recch”. Tem como foco a conservação de orquídeas da Mata Atlântica e a reintrodução em reservas ambientais associadas a este programa do JBA.
Pra entender as fases deste projeto:
https://sitioduascachoeiras.org.br/equipe-do-jba-participa-de-curso-de-micropropagacao-de-orquideas/
Em uma das fases já houve um treinamento em micropropagação de orquídeas: