Projetos

Conheça aqui um pouco dos projetos que eu participo e apoio!

O GAEA é uma equipe de estudo e pesquisa, da qual faço parte, que significa Grupo de Ações e Estudos Ambientais de três unidades de conservação ambiental: o Sítio Duas Cachoeiras, A RPPN Duas Cachoeiras e o Jardim Botânico Araribá, em Amparo/SP. Elas têm como idealizador e gestor Guaraci Maria Diniz Jr., professor e agricultor Agroecológico há mais de 30 anos.

Tem um site muito legal para conhecer todas essas atividades de restauração ecológica, conservação solidária e atividades agroecológicas e educacionais:

https://sitioduascachoeiras.org.br/sobre/

https://www.youtube.com/watch?v=qpwjKVoZlH0

 

 

 

 

Iniciativa do BCGI (Botanic Gardens Conservation International), do Reino Unido, que atua em parceria com o maior jardim botânico do mundo, o Royal Botanic Garden, em Londres e financiamento da Global Trees Campaign e da Franklinia Fondation Franklinia, com realização Jardim Botânico Araribá (SP).

São 4 espécies de árvores nativas brasileiras e ameaçadas de extinção: o pau-brasil (Paubrasilia echinata), o cedro rosa (Cedrela fissilis), o ipê felpudo (Zeyheria tuberculosa) e o tataré (Chloroleucon tortum).

Pra conhecer o BCGI e sua atuação nos continentes:

https://www.bgci.org/

https://www.facebook.com/yourBGCI/

Pra entender as fases deste projeto (2019-2021):

https://sitioduascachoeiras.org.br/conservacao-integrada-de-quatro-especies-arboreas-ameacadas-em-um-dos-ecossistemas-mais-degradados-do-planeta-a-mata-atlantica-brasileira/

Pra ver os resultados desse projeto!

Parte 1/2

https://www.youtube.com/watch?v=kI_IMKl_vHA

Parte 2

https://www.youtube.com/watch?v=yMuGD7JWtkY

 

Também tem a iniciativa do BCGI (Botanic Gardens Conservation International), com financiamento da Fondation Franklinia e realização do Jardim Botânico Araribá (SP) e da FREPESP (Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo).

Aqui já são 3 espécies de árvores nativas brasileiras, também ameaçadas de extinção e presentes da lista vermelha da IUCN (International Union for Conservation of  Nature’s), que aponta os riscos de extinção das espécies, em todo o mundo. São elas: o jacarandá-da-Bahia (Dalbergia nigra), o cedro vermelho (Cedrela odorata) e nosso majestoso Jequitibá, o “Sr. Rosa” (Cariniana legalis).

Pra entender as fases deste projeto (2020-2022):

https://sitioduascachoeiras.org.br/projeto-de-preservacao-de-tres-arvores-nativas-da-mata-atlantica-entra-na-reta-final/

Como ele está se desenvolvendo?

https://www.youtube.com/watch?v=L7KywqZh4Bc

Este projeto tem iniciativa e financiamento da Clonagri (Arthur Nogueira/SP), do Global Fund do BCGI (Botanic Gardens Conservation International), no Reino Unido e realização da Clonagri e do Jardim Botânico Araribá (SP).

Faz parte do programa de conservação de plantas do Jardim Botânico Araribá- JBA e está inserido no seu projeto de estruturação do Orquidário ¨Paulino Recch”. Tem como foco a conservação de orquídeas da Mata Atlântica e a reintrodução em reservas ambientais associadas a este programa do JBA.

 

Pra entender as fases deste projeto:

https://sitioduascachoeiras.org.br/equipe-do-jba-participa-de-curso-de-micropropagacao-de-orquideas/

Em uma das fases já houve um treinamento em micropropagação de orquídeas: 

https://youtu.be/6cnxsQ3-j64

EnglishPortugueseSpanish